terça-feira, 29 de maio de 2012

SINPRAFARMAS 23 anos!


Este é o SINPRAFARMAS DE SANTOS 
Unificar, coordenar, orientar, defender, representar a categoria, preservando a unicidade sindical e a solidariedade profissional, agindo sempre de modo a transformar a entidade em Sindicato Cidadão tem sido o objetivo do Sinprafarmas, desde sua fundação, em 29 de maio de 1989.

O Sindicato representa todos os empregados no comércio de drogas, medicamentos e produtos farmacêuticos da Baixada Santista, empregando vários funcionários e profissionais liberais de diversas áreas, atuando com uma diretoria composta por sete membros efetivos, três do conselho fiscal, dois delegados federativos e dez suplentes. 

Jaime Porto é o presidente e a base territorial é formada pelos municípios de Bertioga, Cubatão, Guarujá, Itanhaém, Monguaguá, Peruíbe, Praia Grande, Santos e São Vicente.  

SERVIÇOS PRESTADOS 
Entre os benefícios oferecidos pelo Sindicato aos seus associados estão a conferência das rescisões de contrato de trabalho, o serviço jurídico e odontológico gratuitos, ações trabalhistas, mesas redondas e pedidos de fiscalização, convênios com serviços médicos, serviços de apoio médico, seguro de vida, descontos em farmácia, ambulância, planos de saúde com preços especiais, escola de informática, universidades, escolas técnicas, serviços e comércio em geral. Periodicamente oferecemos o Curso de Aplicação de Injeção e outros. 

Estamos sempre visitando a base e prestando valioso serviço de orientação aos trabalhadores  diretamente  no  Sindicato ou através do boletim A BULA, além de portal, blog e twitter na internet. Todos os anos o Sinprafarmas participa da negociação coletiva de trabalho para os Sindicatos do Estado de SP, conduzidas pela Fecomerciários, pois, unidos a força para conquistar melhores salários e benefícios para a categoria é sempre maior. Somos também filiados à Força Sindical. 

EMBATES 
Ao longo dos anos muitos embates tem sido enfrentados pelo Sindicato, na defesa dos direitos dos trabalhadores. O controle de ponto e o desvio de função é um deles, uma prática difícil de erradicar, uma vez que alguns empresários insistem em aumentar seus lucros, prejudicando seus empregados. 

Também a Lei do Estágio tem sido burlada e muitos “estagiários” trabalham em desconformidade com a legislação, caracterizando o vínculo empregatício. Tratamento desumano, maus tratos, exploração de mão de obra, assédio moral são denúncias que chegam frequentemente ao Sinprafarmas exigindo fiscalizações e ações ainda mais rigorosas para coibir estas práticas. 

INSEGURANÇA 
A insegurança é um dos grandes problemas que os trabalhadores e o Sindicato enfrentam diariamente, uma vez que os investimentos na área não são suficientes para prevenir assaltos às drogarias e farmácias. Diminuir o lucro para investir em segurança, preservando a saúde e a vida dos empregados não é prioridade para as empresas. E, os danos causados aos funcionários são muito grandes, como lesão corporal grave ou morte, perturbações funcionais que podem causar a perda ou redução da capacidade para o trabalho temporária ou permanente.  

O Sinprafarmas procura sempre orientar os trabalhadores sobre como “passar” por uma situação de risco tão grave, alertando também sobre a importância fundamental da emissão da CAT, além de estar em constante interlocução com os empresários e polícia militar, solicitando o policiamento constantes nas áreas e horários mais vulneráveis para alguns estabelecimentos farmacêuticos.  

DESAFIOS 
Os desafios tem sido constantes, mas o Sinprafarmas procura sempre atuar unindo os trabalhadores para aumentar seu poder de “fogo”. Ter seus direitos respeitados é o que todo empregado quer para viver com dignidade. É por isso que o sindicato deve ser forte, estando sempre à frente da luta em prol da categoria, exigindo que os empresários respeitem os direitos e cumpram o que está escrito na legislação e no acordo coletivo de trabalho, agregando os trabalhadores através da sindicalização. 

Militar na área sindical não é tarefa fácil e precisamos estar preparados, nos qualificando, nos plugando ao cenário político econômico social brasileiro, atentos a todas as discussões sobre os impactos da reestruturação produtiva no mercado de trabalho e na organização coletiva dos trabalhadores. Hoje, o exercício da representação sindical embute uma forte responsabilidade social, que cobra dos militantes, soluções coletivas que não se descuidem das questões individuais. 

Vivemos um momento histórico favorável ao movimento sindical de trabalhadores que passa por uma fase de reorganização de forças e ampliação dos espaços de participação. Esta conjuntura nos proporciona uma excelente oportunidade para reorientar a estratégia sindical a fim de enfrentar os desafios que temos pela frente, fortalecendo nossa base de representação para dar voz ativa ao trabalhador.


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...