terça-feira, 1 de março de 2016

Farmácia, Higiene e Beleza são excelentes parceiros!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

A categoria dos produtos de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos – HPC tem apresentado nos últimos anos um crescimento relevante. O crescimento do setor passou de R$ 4,9 bilhões em 1996, para R$ 43,2 bilhões em 2014, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec.

Vários fatores contribuíram para este crescimento, como o acesso das classes D e E aos produtos, participação crescente da mulher no mercado, lançamento constantes de produtos que atendam as necessidades dos consumidores, aumento da expectativa de vida, entre outros fatores.

Ora, assim sendo, as farmácias não poderiam deixar de aproveitar esta tendência, investindo no aumento de sua oferta para este tipo de produto, pois, a cesta básica de higiene e beleza é uma excelente fonte complementar do faturamento, ajudando a sustentar o desempenho das grandes redes, diante da crise econômica que impôs sucessivos aumentos no preço dos medicamentos.

A regulamentação RDC 44/2009 da Anvisa também colaborou para o incremento nas vendas dos HPC, pois, colocou os medicamentos atrás do balcão; com o espaço liberado na área de vendas das farmácias pelos medicamentos, os produtos de higiene, perfumaria e cosméticos ganharam mais exposição, chamando mais atenção dos consumidores. Hoje é fácil encontrar nas lojas lançamentos e produtos de alto valor agregado focados no canal farma, como osdermocosméticos, nutricosméticos, perfumes e maquiagens de luxo, que atraem muitos clientes.

Competir no ramo dos HPC não é fácil, pois, as grandes perfumarias são, sem dúvida alguma, um concorrente de peso, com uma especialização forte. Mas as farmácias e drogarias estão neste páreo. Oferecem diferenciais que atraem o cliente como estar perto de casa, não ter filas, estacionamento fácil, produtos de boa qualidade, programas de fidelidade que geram descontos, orientação adequada.

A demanda crescente impulsiona o desenvolvimento do mercado de HPC. Há espaço para o crescimento nas vendas em diversos setores do varejo que atraem novos consumidores. Quem sabe aproveitar as oportunidades para ampliar seu negócio não tem do que se queixar e isto é o que as farmácias e drogarias estão fazendo.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...