terça-feira, 25 de setembro de 2018

Novos tempos, novos rumos!


Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Máquinas e algoritmos irão executar mais da metade das tarefas atualmente executadas por seres humanos em seus trabalhos até 2025, abrindo caminho para a eliminação de 75 milhões de vagas de empregos em todo o mundo, segundo um estudo apresentado nesta segunda-feira (17) pelo Fórum Econômico Mundial. No entanto, as inovações tecnológicas também criarão 133 milhões de novos trabalhos até 2022, deixando um saldo positivo de 58 milhões de vagas. (Fonte: Valor Econômico) 

Neste cenário em mutação que ainda engloba recessão, fechamento de postos de trabalho, queda de contratações via CLT, globalização, aumento do empreendedorismo (por necessidade), as palavras chaves são qualificação e reciclagem. 

A experiência profissional ainda é de grande valia, mas o trabalhador deverá estar preparado para as novas funções que serão criadas e para isso deverá voltar às salas de aula, readaptar suas habilidades, aprender a lidar com novas tecnologias, para poder aproveitar as oportunidades que aparecerão. 

Empresas e poder público devem assumir sua parte de responsabilidade junto à força de trabalho, propiciando os meios para que esta adaptação possa fluir, enquanto o trabalhador deve conscientizar-se que o aprendizado é um processo de longa duração, que se estenderá por toda sua vida. 

Novos tempos, novos rumos!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...