terça-feira, 2 de abril de 2013

Anvisa autoriza farmácias a atuar como lojas de conveniência


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou que farmácias possam atuar como lojas de conveniência, para vender cosméticos, perfumes, produtos de higiene, alimentos e plantas medicinais. A decisão, que consta na Resolução da Diretoria Colegiada da Agência n° 17, foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (1º/4) e contraria entendimento formado pela própria Anvisa em 2009.

Na ocasião, a agência reguladora permitiu a venda apenas de produtos diretamente relacionados à saúde. A normativa causou polêmica e foi parar na Justiça em 2011.


Agora, de acordo com a Anvisa, as farmácias podem realizar seis outras atividades, além da venda de produtos de conveniência. São elas: a dispensação de medicamentos sujeitos a controle especial e também daqueles não sujeitos a controle; a manipulação de produtos magistrais (aqueles que se preparam na farmácia) e oficinais (que já são vendidos prontos).

As drogarias também poderão prestar serviços farmacêuticos e manipular medicamentos estéreis, que precisam garantir a ausência total de microrganismos ou partículas sólidas.
Fonte: Valor Econômico

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...