quarta-feira, 17 de julho de 2013

CNTC - Coordenadoria da Mulher realiza reunião em Brasília

Dia 16/7 a Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio (CNTC) sediou reunião da Coordenadoria da Mulher, composta por representantes e delegadas das Federações dos trabalhadores no Comércio e Serviços de todos os Estados.

A extensa pauta foi apresentada pela delegada efetiva do grupo, Elizabete Madrona, presidenta do Sindicato dos Comerciários de Paranavaí e apreciada pelas 38 mulheres presentes, representantes de 17 Federações estaduais, e também pelo presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto e os diretores Luiz Carlos Motta, Lourival Figueiredo Melo, José Francisco Pantoja e convidados do evento.      

Dentre as propostas apresentadas destacou-se a necessidade de criar mecanismos para deflagrar a conscientização das mulheres comerciárias, aumentando, assim, sua participação nas lutas em defesa da categoria em todas as instâncias, inclusive ampliando a representatividade da mulher nos cargos decisórios das organizações sindicais e nas instituições públicas e privadas do país.


Dentre os meios para alcançar este objetivo estão: otimização dos canais de comunicação, principalmente os sites de toda a rede, Confederação, Federações e Sindicatos; abrir espaço para as temáticas das mulheres trabalhadoras; realização de campanhas e seminários que contribuam para sua qualificação e engajamento.

A proposta de criação de uma comissão, com membros de todas as Federações, para organizar e alinhar as ações da Coordenadoria da Mulher em nível regional, agindo diretamente na base, foi aprovada pelo grupo e agora passará à fase de planejamento e estruturação. É consenso que somente pelo trabalho junto a cada categoria, a cada Sindicato local, poderá se alcançar um resultado futuro em âmbito nacional.

Os principais temas do movimento das mulheres trabalhadoras passam pela igualdade de gênero, a precarização da mulher no mercado de trabalho, a violência contra a mulher (e aqui considerando todas as formas de violência, como discriminação, maus tratos, racismo, exploração de jovens e crianças, assédio moral e sexual), dentre outros.

Embora as mulheres totalizem 44% da força de trabalho no país e possuam mais de 11 anos de estudo em média, sendo a maioria da População Economicamente Ativa do Brasil, as desigualdades ainda são marcantes, no contrassenso da história.

O presidente da CNTC, Levi Fernandes Pinto, destacou: “É por meio de movimentos organizados, sérios e conscientes como este que seremos capazes de promover mudanças, justiça, desenvolvimento, reconhecendo e valorizando o papel da mulher na sociedade e no mundo do trabalho”.
Fonte: CNTC

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...