segunda-feira, 5 de agosto de 2013

5 de Agosto - Dia Nacional da Farmácia

Por volta do século X surgiram as atividades com boticas, que tinham como função conhecer e curar doenças, além de preparar e armazenar os medicamentos. No Brasil a profissão surgiu no período colonial trazido de Portugal e o primeiro boticário foi Diogo de Castro.

Em meados de 1961 foi criado o CFF, Conselho Federal de Farmácia, que tem como função inscrever os profissionais, registrar as empresas, fiscalizar o exercício das atividades farmacêuticas e zelar pela integridade profissional.

Entre Farmácia e Drogaria existem diferenças. A primeira é responsável por manipular e formular medicamentos e para isso, em seu estabelecimento, é necessário ter um laboratório para tal função, mas ela também pode vender os medicamentos. A Drogaria é o local onde somente se comercializam medicamentos, em embalagens originais, já preparados, manipulados, então nela não há a necessidade de se ter um laboratório.

A ciência da Farmácia tem como objetivo o desenvolvimento e produção de medicamentos, utilizando como matéria prima plantas, animais e minerais. Segundo dados do CFF, atualizados em 2010, atualmente no Brasil já existem mais de 82.000 mil farmácias.

A competitividade está cada vez maior e é por isso que os profissionais dessa área devem se especializar cada vez mais. Estudos brasileiros mostram que, cada ano a mais de estudo, pode garantir até 15% a mais de retorno financeiro, então, um bom curso de graduação e pós-graduação podem fazer diferença no mercado farmacêutico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...