Quem fizer buscas na internet por medicamentos ou produtos
de saúde e beleza irregulares no país pode passar a se deparar com mensagens de
alerta sobre riscos potenciais daquele produto. É o que propõe a Agência
Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que está em negociação com sites
populares de vendas e buscas na rede.
Segundo Jaime Oliveira, um dos diretores da agência, os
primeiros acordos podem ser assinados ainda neste ano. A ideia é traduzir os
alertas oficiais da Anvisa sobre produtos irregulares ou banidos (caso dos
medicamentos para emagrecer e daqueles usados para aborto) em mensagens rápidas
e em destaque para os usuários que fizerem buscas na rede.
A agência parte do pressuposto de que informações sobre produtos milagrosos ou irregulares circulam pela internet com rapidez bem maior que os dados que a Anvisa produz e tenta difundir. "Às vezes a pessoa não sabe que aquele produto não está aprovado. Assim, compartilhamos a responsabilidade por garantir a saúde."
Paralelamente, a agência pretende assinar acordos com os
sites para acelerar a retirada do ar de vendas de produtos proibidos ou
anúncios irregulares na internet. Isso seria feito também por ferramentas de
busca ativa desse conteúdo irregular.
Fonte: Folha de S.Paulo
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