quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Automedicação é preocupante!

Pouca gente imagina, mas os medicamentos são o principal agente causador de intoxicação em seres humanos no Brasil, ocupando, desde 1994, o primeiro lugar nas estatísticas do Sistema Nacional de Informações Toxico-Farmacológicas – Sinitox. Nos últimos cinco anos, o Brasil registrou quase 60 mil internações por intoxicação medicamentosa, segundo o Ministério da Saúde (Sinitox/Fiocruz).

A população parece não estar atenta aos riscos da automedicação. Para exemplificar, o Conselho Federal de Farmácia produziu um medicamento fictício e o distribuiu a mais de quatro mil pessoas em dezembro , na esquina das Avenidas Paulista e Consolação, um dos pontos mais movimentados da capital paulista. A maioria aceitou passivamente o “produto”, sem nada perguntar. Menos de 1% perguntou se o suposto medicamento tinha alguma contraindicação.

Além disso, segundo uma pesquisa realizada recentemente, 80% dos brasileiros buscam informações médicas pela internet. Isso tem refletido no aumento de pacientes que não conseguem resolver os problemas nos consultórios. Entre os entrevistados, 71% acreditam que sabem avaliar o conteúdo que encontram na rede. Por outro lado, o mesmo estudo mostrou que entre as pessoas que acabam procurando um médico depois, 62% perceberam que as informações virtuais não batiam com as dos especialistas.

O hábito da auto medicação se tornou uma preocupação também para a Organização Mundial de Saúde (OMS). Dados indicam que passa de 10% o percentual de internações em consequência de reação a medicamentos.

Guia Farmácia/G1

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...