quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Testosterona na veia oferece riscos

Hormônio ajuda a esculpir o corpo, mas pode causar câncer 

Testosterona. Hormônio masculino que aumenta a massa magra, esculpe os músculos, dá mais força e turbina a libido, mas pode causar sérios danos como problemas cardiovasculares, infertilidade e câncer de próstata quando usado sem necessidade. 

No Brasil, segundo o Sistema de Acompanhamento de Mercado de Medicamentos (Sammed), a partir de dados dos Relatórios de Comercialização encaminhados anualmente pelos laboratórios fabricantes e divulgados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vendas de medicamentos que contêm testosterona como princípio ativo (injetável ou cápsula gelatinosa) aumentaram 55% entre 2004 e 2012 só entre os registrados e em suas embalagens originais, sem contar os manipulados. 


Nos Estados Unidos, o uso por homens de 40 anos ou mais quadruplicou entre 2001 e 2011, e ao fim deste período, um em cada 25 homens de 60 anos já tomava o hormônio. Na semana passada foi divulgado um relatório sobre o aumento de risco cardiovascular em homens acima de 65 anos que faziam uso da substância, assim como nos mais jovens com histórico de doenças cardíacas.

No Brasil, a venda de testosterona é controlada pela receita de controle especial em duas vias e consta na lista C5 da Portaria 344/98 de substâncias anabolizantes da Anvisa. Mas nada impede que uma fórmula com a substância seja manipulada, bastando para isso a receita médica comum. 
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...