segunda-feira, 14 de abril de 2014

O início de uma nova jornada!

Luiz Carlos MOTTA - Presidente Fecomerciários
Em 10 de abril, nossa Federação viveu dois momentos especiais: a comemoração de 75 anos de fundação e a posse da sua nova Diretoria. Agradeço a presença dos amigos e das amigas que prestigiaram esses dois acontecimentos que ditam novos desafios para o nosso elenco federativo. (Confira mais informações em www.fecomerciarios.org.br).

Confesso que a sensação de estar podendo vivenciar novamente a oportunidade que Deus concedeu a mim, ou seja, ser eleito para assumir a presidência da Federação dos Empregados no Comércio do Estado de São Paulo, a Fecomerciários, pela segunda vez, é de extremo otimismo e entusiasmo. 

Nossa Federação comemorou 75 anos de fundação em 9 de abril. E o momento para festejarmos não poderia ter sido mais condizente com a marca registrada da nossa Federação. Isto é: estar nas ruas defendendo os interesses dos trabalhadores como fizeram, em 1939, os comerciários de Campinas, Catanduva, Garça, Marília, Ribeirão Preto, Santos e São Paulo, fundadores da nossa Federação.

No dia 9 de abril, com a presença de comerciários de todo o Estado, caminhamos da Praça da Sé até o vão livre do Masp, durante a 8ª Marcha da Classe Trabalhadora que reuniu mais de 50 mil manifestantes. Portanto, comemoramos mais de sete décadas de atuação sindical fazendo o que sempre fizemos e bem: mobilizar e organizar os Sindicatos Filiados enfrentando ameaças aos direitos trabalhistas.

Com a União Geral dos Trabalhadores (UGT), a nossa Central, presidida pelo comerciário Ricardo Patah, avançamos passo a passo fazendo valer o resgate da Pauta Trabalhista no Congresso Nacional e no Palácio do Planalto.

É exercendo a prática de um sindicalismo unitário e realizador que a nossa Federação completa 75 anos e, assim quis o destino que, simultaneamente, sua nova diretoria fosse empossada; uma diretoria eleita com 100% dos votos válidos sob o lema Unidade de Ação, Lealdade e Comprometimento.

O fato de termos sido eleitos com 100% dos votos válidos deve nos dizer que não podemos nos deixar dominar pelos cargos ocupados, tampouco pelos recursos a eles conferidos. Esses recursos jamais poderão ser mais valorizados do que nossas obrigações, e o prestígio do cargo não terá espaço para prevalecer diante das nossas tarefas ou gerar acomodações.

Diretoria
Pela primeira vez uma mulher vai ocupar uma das vice-presidências, a companheira Lia Marques, presidente do Sincomerciários de Votuporanga. Há duas novas diretorias: a de Habitação, a cargo do Mario Herrera, de Marília, e a de Assuntos Institucionais e Políticos, confiada a José de Souza Vilarim, o Zequinha de Cotia. Márcia Caldas Fernandes, do Sincomerciários de Rio Preto, vai coordenar a Secretaria da Mulher.

Na base comerciária, diretores e diretoras somarão esforços sem distinção do porte ou do tamanho da representatividade do Filiado. Somos igualmente necessários para todos da mesma forma que todos são fundamentais para a Federação. A União Comerciária, agora fortalecida com a nossa filiação à UGT, há de superar obstáculos que certamente vão surgir.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...