segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Dia Nacional de Luta por Medicamento

O dia 8 de setembro é uma data que agrega muitas pessoas em busca de uma vida com saúde. Isso porque é o Dia Nacional de Luta por Medicamentos, uma situação cotidiana para os diversos portadores de doenças crônicas que batalham diariamente pela chance de ter acesso a medicamentos que garantam sua sobrevivência.

No Brasil, pacientes têm diversas dificuldades de acesso a tratamentos e medicamentos. Alguns remédios imprescindíveis para o controle de uma doença estão em fase de aprovação ou tiveram registro negado devido a entraves burocráticos. Mesmo aprovados, alguns medicamentos não chegam até o paciente do sistema público, que acaba sem resultados esperados devido à ausência de complementos necessários para manutenção e possível cura.

Além disso, no País há problema de distribuição, pois, mesmo distribuídos pelo Ministério da Saúde, o repasse aos órgãos estaduais e municipais não são feitos e o medicamento não chega até o paciente. Por estes e outros motivos, o dia 8 de setembro serve para reflexão e ação.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...