terça-feira, 14 de outubro de 2014

Farmácia Popular aceita receituário tanto do SUS quanto privado

O Programa Farmácia Popular é conhecido por garantir o direito de acesso a medicamentos gratuitos ou com descontos para todo paciente que apresentar RG, CPF e receita médica com a validade estipulada para cada fármaco.

Para garantir a gratuidade ou desconto do medicamento, o cidadão pode ter prescrição médica emitida tanto por um profissional do Sistema Único de Saúde (SUS), quanto por um médico que atende em estabelecimentos privados.

Conforme a Portaria 2928/2011, que regulamenta a dispensação de medicamentos no SUS, os receituários oferecidos pelas instituições privadas também são aceitos no Programa Farmácia Popular, proporcionando interação entre os serviços de saúde.

Entretanto, o médico deve prescrever a medicação pelo princípio ativo e não por seu nome comercial, dessa maneira a garantia de adquirir o fármaco é abrangida, já que nem todos os estabelecimentos são obrigados a disponibilizar todas as marcas de mercado.

Fármacos para o tratamento de colesterol, glaucoma, rinite, osteoporose, doença de Parkinson, dislipidemia, anticoncepção e fraldas geriátricas também são vendidos com até 90% de desconto nas farmácias populares e unidades credenciadas ao programa pelo Brasil.

As farmácias que participam da iniciativa são identificadas com o cartaz “Aqui tem Farmácia Popular”.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...