terça-feira, 4 de novembro de 2014

A prevenção amplia o futuro!

Jaime Porto - Presidente Sinprafarmas
O câncer de próstata atinge muitos homens e, mesmo assim, ainda é um tema que enfrenta muitas barreiras. Quase 50% dos brasileiros nunca foram ao urologista e, em 2014, a projeção indica que 12 mil vão morrer da doença em função da descoberta em estágio avançado. 

Para minimizar esta estatística, o país está engajado na campanha “Novembro Azul” um evento de conscientização, realizado pelo governo e diversas entidades, sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças masculinas. Dia 17 é comemorado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Todos os homens acima dos 45 anos devem fazer o preventivo.

A grande pergunta que no entanto é bem simples: porque os homens não cuidam da sua saúde? E, a resposta também é simples: não foram educados ou esclarecidos para praticar a prevenção, não estão preparados para acreditar que podem ficar doentes e quando percebem que algo vai mal, tem medo de descobrir do que se trata. Infelizmente essa é a realidade da maioria dos homens em nossa sociedade.

O ’’Novembro Azul’’ é um esforço concentrado para intensificar as ações de cuidado com a saúde do homem, motivando não apenas a população masculina, mas também a feminina, geralmente grande incentivadora e educadora, um peso capaz de mudar esse paradigma.

A doença tem cura quando diagnosticada em estágio precoce e a prevenção é o melhor caminho para evitar muita dor para os homens e suas famílias. A hora de mudar é agora, começando pelo enfrentamento do “medo de descobrir”, passando pela educação que damos aos nossos filhos, para que não caiam na mesma armadilha. A prevenção além de ampliar o futuro, nos dá qualidade de vida!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...