sábado, 14 de março de 2015

Aprovadas sete deliberações do "Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida"

Fonte/Fotos: Fecomerciários
Encerrando o segundo dia da primeira etapa do "Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida", foram aprovadas, por unanimidade pela plenária, as sete deliberações oriundas do encontro de comerciárias, que começou nesta sexta-feira (13/3), e reiniciará na segunda (16), finalizando na terça (17).

Após uma série de palestras que começaram às 8h30 com Luiza Helena Trajano, do Magazine Luiza; seguidas da psicanalista e comentarista do programa "Encontro com Fátima Bernardes", Ligia Guerra e o palestrante motivacional Helder Moreira, o Elvis, a secretária da Mulher da Fecomerciários, Márcia Caldas, leu as deliberações acompanhada do presidente da entidade, Luiz Carlos Motta. Confira o documento na íntegra:

DELIBERAÇÕES
A Fecomerciários, por meio da sua Secretaria da Mulher, submete as seguintes propostas de deliberações à plenária desta primeira etapa do evento “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecia-2015”, realizado em seu Centro de Lazer, em Praia Grande, dias 13 e 14 de março.

Os encaminhamentos a seguir foram concebidos com base nas palestras e nos pronunciamentos aqui discorridos e estão abertos a novas sugestões, desde que focadas no tema central do encontro: “Você pode Muito Mais”.


São eles:
1 - Criar uma Campanha de Sindicalização Permanente, em toda base territorial, que conte com a efetiva participação das comerciárias, já sócias, juntamente com as diretorias dos seus respectivos Sindicatos. O objetivo é incrementar a presença da nossa categoria nas ações sindicais, políticas e cidadãs da entidade em sua cidade sede e região.

2 - Estreitar a comunicação com os comerciários adotando um eficiente critério de distribuição do novo informativo “Nosso Encontro”, lançado nesta 5ª Edição do “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida”. A circulação dos 500 mil exemplares mensais da publicação ficaria a cargo dos Sindicatos Filiados sob coordenação da Fecomerciários.

3 - Desenvolver junto aos Sindicatos Filiados ações afirmativas que gerem oportunidades de inclusão às mulheres, principalmente, em termos de qualificação profissional e de empregabilidade. A intenção é ampliar as condições para fortalecer nossa luta e avançarmos rumo à completa eliminação das diferenças salariais entre homens e mulheres.

4 - Este item “eliminação das diferenças salariais entre homens e mulheres” deve constar, a partir deste ano, nas Convenções Coletivas de Trabalho e defendido, ao lado de outras reivindicações de gênero igualmente importantes. Isto é, nossas Convenções Coletivas têm de contemplar as seguintes idéias: trabalho igual e salarial igual entre homens e mulheres; o mesmo raciocínio se estende para as jornadas de trabalho, planos de carreira, registro em carteira como COMERCIÁRIA, promoções e respeito irrestrito a elas, inclusive no que tange aos assédios morais e sexuais.   
5 - Incentivar a participação das comerciárias em todos os espaços políticos da sociedade paulista e apoiar futuras candidaturas desde que alinhadas aos interesses da classe trabalhadora.

6 - As participantes deste “Mulher Valorizada, Comerciária Fortalecida-2015”, repudiam toda e qualquer forma de retrocesso nos direitos trabalhistas e previdenciários, como impõem as Medidas Provisórias 664 e 665, baixada em 30 de Dezembro de 2014, pelo Governo Federal, sem consulta prévia ao movimento sindical.

7 - Por fim, dadas as atuais circunstâncias de instabilidades política e econômica enfrentadas, no momento, pelo Governo Federal, reiteramos que as leis constituídas e que preservam a democracia no Brasil, devem ser respeitadas. Defendemos a liberdade de expressão. Entretanto, as comerciárias do Estado de São Paulo zelam pela paz social e repudiam quaisquer manifestações que exponham seus participantes e a população em geral a situações de violência. Nós, comerciárias do Estado de São Paulo, teremos o Brasil com o qual sonhamos. Ou seja, um País que se desenvolva, pacificamente, combatendo a corrupção, punindo seus culpados e que se consolide como uma Pátria justa, fraterna e igualitária. SIM, NÓS PODEMOS, E PODEMOS MUITO MAIS!

Na segunda-feira (16) e na terça (17) haverá a mesma programação dos dias 13 e 14, para que outras cerca de quinhentas participantes tenham a oportunidade de vivenciar o mesmo conteúdo que as primeiras tiveram. Mais de mil mulheres se inscreveram para os quatro dias do evento.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...