segunda-feira, 23 de março de 2015

I Encontro de Segurança e Saúde da Federação tem participação expressiva dos Sindicatos


Marcelo/diretor e Jaime/presidente do Sinpra
Fonte: Fecomerciários
Equipe do Sinprafarmas, participou do I Encontro de Segurança e Saúde, realizado pela Fecomerciários, dia 19 de março, nas cidades de Itu e Salto. O evento teve como objetivo ampliar os conhecimentos sobre segurança e saúde do trabalhador dos presidentes, diretores e assessores das entidades e de coordenadores dos Centros de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) das respectivas bases. Cerca de 140 pessoas compareceram ao encontro.

O presidente da Fecomerciários e da UGT/SP, Luiz Carlos Motta, ressaltou que é dever dos sindicalistas lutar pela criação e manutenção de ambientes de trabalho seguros e sadios. “Deste primeiro encontro vamos tirar diretrizes que vão reforçar nossa luta pelo trabalho decente. Sejamos multiplicadores dos aprendizados aqui adquiridos. A família comerciária agradece”.

Atividades
A programação do encontro foi desenvolvida em duas etapas: a primeira, no período da manhã, no Senai Ítalo Bologna da cidade de Itu, referência nacional em educação e qualificação profissional para pessoas com deficiência; e a segunda, no Clube de Campo do Sincomerciários de Itu, na cidade de Salto.

O coordenador pedagógico do Senai, Luís Carlos Moretti, deu início à programação falando sobre soluções para a inclusão da pessoa com deficiência. 
Foi mostrado um equipamento utilizado por atletas paralímpicos de bocha do Brasil, produzido pelo Senai.

À tarde, houve apresentações do engenheiro Thiago Isola, que explanou sobre a aplicação de Normas Regulamentadoras (NRs) em prol da inclusão do tema Segurança e Saúde do Trabalhador Comerciário em Acordos Coletivos de Trabalho; do médico sanitarista e médico do Trabalho, Koshiro Otani, explicando o e-Social e as Medidas Provisórias 664 e 665, que dificultam a obtenção de direitos dos trabalhadores; o relato do dirigente Milton de Araújo, sobre os acidentes de trabalho em estabelecimentos comerciais em Jundiaí; e a explanação do presidente Luciano, sobre as ações pautadas em segurança e saúde do trabalhador comerciário implementadas na base do Sindicato de Itu.

Aplicação de NRs
Entre as explanações de Isola, ele destacou que o comércio é um dos setores em que há grande incidência de acidentes no trabalho. “Deve ser feito uma avaliação junto a uma equipe multidisciplinar com intuito de fazer um bom levantamento e propor soluções que sejam viáveis tanto à empresa quanto à adequação do trabalhador ao seu posto de trabalho”.

MPs 664 e 665
O médico Otani falou sobre como as Medidas Provisórias 664 e 665 podem impactar a classe trabalhadora: “Vale dizer que o trabalhador, para passar pela perícia médica e receber o benefício auxílio-doença previdenciário ou auxílio-doença acidentário, será a partir do 31º dia. Com relação ao auxílio doença-acidentário, ele também não terá direito à estabilidade provisória que daria direito a partir do 16º dia, hoje a partir do 31º dia. O objetivo dessas medidas provisórias é reduzir as despesas para pagamento de auxílio-doença, que hoje é a terceira maior fonte de Previdência”.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...