terça-feira, 14 de abril de 2015

Curativo inteligente monitora e evita ferimentos

Fonte: Guia da Farmácia c/informações Diário da Saúde
Pesquisadores do Instituto de Física de São Carlos, da Universidade de São Paulo (USP), desenvolveram um circuito eletrônico flexível capaz de monitorar a cicatrização de ferimentos e até verificar se há necessidade de aplicação de algum medicamento. Embora seu uso seja amplo, o dispositivo inovador será particularmente útil nos casos de úlceras de pressão, situações comuns em pacientes e em idosos acamados por longos períodos.

Segundo o membro da equipe que desenvolveu o "curativo inteligente", Felippe Pavinatto, o circuito flexível é simples e pode ser fabricado a baixo custo usando uma técnica similar à das impressoras jato de tinta, usando tintas condutoras e um substrato de plástico. O princípio de funcionamento é o monitoramento do perfil elétrico, que possibilita a análise da saúde da pele, e os ferimentos refletem danos ao tecido antes mesmo de se tornarem visíveis.

No caso das úlceras de pressão, por exemplo, o circuito eletrônico permite que elas sejam detectadas ainda num estágio inicial (reversível) e evitadas, trocando o paciente de posição no momento adequado.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...