quarta-feira, 20 de maio de 2015

Doenças do inverno

Fonte: Folha de S. Paulo
Pesquisadores da Universidade de Cambridge, do Reino Unido, confirmaram duas crenças comuns. Primeiro, que o verão é a estação da saúde. Segundo, o oposto: que no inverno as pessoas ficam mais propensas a ficarem doentes.

Já se sabia que a temporada de dias frios e curtos tem mais incidência e mortes por moléstias como as cardiovasculares. Só não se sabia bem por quê. O que o grupo liderado pelo pesquisador John Todd identificou, foi uma forte sazonalidade na ativação de alguns grupos de genes entre os mais de 20 mil presentes nas células humanas. Cerca de um quarto (5.136 de 22.822 sequências de DNA investigadas) parece ter clara preferência por uma ou outra estação.

O material de pesquisa abrangeu amostras de 16 mil pessoas em países como Reino Unido, EUA, Austrália e Gâmbia. O interesse recaía sobre enfermidades com componente inflamatório, como males cardíacos, artrite reumatoide e diabetes.

O estudo provou que, dependendo da época do ano em que haviam sido colhidas as 16 mil amostras, o perfil de expressão dos genes variava muito. "No futuro será essencial continuar a investigar quais as potenciais implicações médicas dessa variação sazonal", diz um dos coautores do estudo, Ricardo Ferreira.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...