quinta-feira, 23 de julho de 2015

Medicamentos falsificados podem representar 15% do mercado


O mercado informal de medicamentos, que sobrevive se esquivando dos órgãos reguladores, está se tornando cada vez mais atraente devido aos preços bem abaixo da média. É possível comprar produtos por menos da metade do valor cobrado em farmácias, mas esses descontos são possíveis porque os medicamentos são falsificados ou roubados. 

Cerca de 15% do mercado é composto por medicamentos falsificados, segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mas existem especialistas que apontam percentuais ainda mais altos. Devido ao caráter informal dessas vendas, não há como estabelecer um número com precisão. Já o varejo farmacêutico formal comercializa mais de 134 bilhões de doses por ano, segundo a IMS Health.

O princípio ativo é a substância mais importante do medicamento, pois ele que irá exercer a função terapêutica. Quando um produto é falso, o princípio ativo pode estar comprometido, com a dosagem ou mesmo a identificação irregular. Em alguns casos, sequer existe algum princípio ativo no produto falso. “Isso compromete o tratamento do paciente e, dependendo da doença que ele está combatendo, pode colocar sua vida em risco”, afirma o presidente-executivo da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma). 

Mesmo quando o mercado informal comercializa medicamentos autênticos, existe o risco dele estar com sua eficácia comprometida por ter sido guardado e manuseado de forma inadequada. Atualmente, os medicamentos estão entre as cargas mais roubadas do país. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...