terça-feira, 22 de setembro de 2015

Problemas no coração podem aparecer em qualquer idade

Fonte: JB Online
As estatísticas mostram que os brasileiros ainda cuidam pouco da saúde do coração. De acordo com o Ministério da Saúde, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,4% de todas as mortes registradas no país em um ano. A alta frequência do problema coloca o Brasil entre os 10 países com os maiores índices de mortes por doenças cardiovasculares.

Doenças do coração podem se manifestar em qualquer idade e colocar a vida em risco. “Os principais problemas que acometem os jovens de até 20 anos de idade são as cardiopatias congênitas, ou seja, anomalias na formação do coração e dos grandes vasos que acontecem enquanto o feto está se desenvolvendo. Os sintomas, como pele com coloração azulada, falta de ar e cansaço excessivo, podem aparecer ainda na infância, até o início da fase adulta ou serem inexistentes”, revela o cardiologista da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, Dr. Humberto Freitas.

Dependendo dos hábitos de vida, uma pessoa que nasceu com um coração saudável pode deixá-lo doente e apresentar sérios problemas a partir dos 30 anos. “Hipertensão, diabetes, tabagismo, sedentarismo, obesidade e colesterol alto são fatores de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares porque favorecem o acúmulo de placas de gordura nas artérias e podem levar a arritmias cardíacas, isquemias ou anginas. Os homens com mais de 35 anos e as mulheres acima dos 40 anos que estão entrando na menopausa precisam redobrar os cuidados, pois tem mais chances de sofrer um infarto agudo do miocárdio”, alerta o especialista.


Por isso, o acompanhamento com um especialista é fundamental. “Um cardiologista clínico pode verificar o estado de saúde do paciente por meio de exames laboratoriais que medem a glicose e colesterol, eletrocardiograma, teste ergométrico e angiotomografia das artérias coronárias e, com base nos resultados, recomendar o tratamento mais assertivo para prevenir danos mais graves ao coração”, finaliza.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...