terça-feira, 27 de outubro de 2015

Pensando no 13º salário

ENTRE NÓS
Jaime Porto
Presidente do Sinprafarmas

Estamos chegando ao final de ano e os trabalhadores esperam ansiosos pelo pagamento do 13º salário. Até o dia 30 de novembro, as empresas devem pagar a primeira parcela e até o dia 20 de dezembro, a segunda.

Mas de nada adianta um salário extra se você não souber usá-lo com parcimônia. Antes de sair gastando o dinheiro, faça uma análise da sua situação financeira: veja se tem alguma dívida para pagar, ou se está em uma situação confortável para poder pensar em gastar o dinheiro. Caso tenha alguma dívida, pague antes que comece a gastar o 13º. 

O ideal é destinar o 13º para saldar dívidas e garantir um bom começo de ano. Mas nada impede que você use esse dinheiro extra para investir. E, engana-se quem pensa que investir é somente aplicar na bolsa de valores ou comprar imóveis. A compra de uma geladeira ou um ar-condicionado que consuma menos energia elétrica também é investimento. 

Se sobrar alguma coisa após quitar suas dívidas – o ideal é que sobre 40% – use o extra para garantir os gastos do próximo ano, pois, além das festas de final de ano, janeiro começa com despesas com matrículas, mensalidades, material escolar e afins. Se após isso tudo ainda sobrar “algum”, use-o para o lazer.

E, para que no próximo ano você fique um pouco mais folgado, lembre que gastar menos do que ganha é o básico princípio da administração financeira pessoal. Simples. Óbvio. Fácil de entender, embora difícil de fazer.

Para ficar livre dos problemas financeiros siga algumas regras simples: utilize um orçamento, neutralize seu impulso consumista, evite comprar a prazo, não compre por status e antes de comprar pense:
- É desejo ou necessidade?
- É realmente necessário e útil ou totalmente supérfluo?
- Já verifiquei a relação custo x benefício?
- Haverá despesa de manutenção? Posso suportar tal despesa?
- Quanto tempo preciso trabalhar para ganhar tal quantia?
- Os benefícios compensam o esforço para conseguir o valor do bem?
- Há algo mais importante onde gastar (ou investir) este dinheiro?


Suas chances de chegar ao final do ano com um saldo positivo serão grandes. Aproveite!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...