terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Medicamentos seguem no azul, mas ritmo diminui

Fonte: IstoÉ Dinheiro
Comparada à maior parte dos demais ramos de atividade, a indústria farmacêutica, em especial os fabricantes de medicamentos genéricos, não teriam do que se queixar, nestes tempos de recessão econômica. As vendas do mercado total, que incluem os medicamentos similares e de referência, aumentaram 7,3%, com 2,8 bilhões de unidades vendidas, gerando receitas de R$ 68, 9 bilhões, crescimento de 14,4%, entre janeiro e outubro deste ano, na comparação com igual período do ano passado.

No entanto, esse desempenho representa uma queda média de 50% sobre os resultados obtidos em 2014. Em outras palavras, embora o setor ainda não enfrente chuvas e trovoadas,a desaceleração do ritmo de desempenho mostra que o céu não é exatamente de brigadeiro, fazendo ligar o sinal amarelo nos QGs dos laboratórios.

“A situação preocupa não apenas as empresas, pela deterioração dos resultados, mas porque mostra que com a crise as pessoas também estão cortando seus gastos com remédios”, afirma a presidente da Associação Brasileira das Indústrias de Medicamentos Genéricos ( ProGenéricos), Telma Salles .Segundo ela, a situação é mais complicada para as pessoas que necessitam usar medicamentos de uso contínuo, principalmente os portadores de enfermidades como diabetes ou hipertensão. “Isso pode produzir um custo social altíssimo”, conclui.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...