terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

A hierarquia sindical a serviço do trabalhador

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

O Sindicato é uma associação coletiva de base, criada com o objetivo de representar, promover e defender, de forma permanente, os direitos e interesses da categoria profissional ou econômica representada num dado espaço territorial. É uma entidade sindical de 1º grau.

A federação sindical é uma entidade sindical de 2º grau que tem o papel de organizar os sindicatos da categoria que representa em torno de reivindicações e de lutas comuns. Um sindicato que não está filiado ou que não tem ligação com uma federação fica isolado tendo grande dificuldade para avançar na luta de seus representados. Conquistas locais ou em uma determinada empresa dependem da força aglutinadora da Federação, que sempre mobiliza todos para defender um, quando necessário.

A Federação dos Empregados no Comércio do Estado de SP - Fecomerciários é nossa federação, defendendo o que praticamos no nosso sindicato, organizando a força dos práticos de farmácia e comerciários no Estado de São Paulo (base territorial), para lutar por seus direitos.


As Federações, por sua vez, agrupam-se em Confederações, entidades sindicais de 3º grau que representam categorias profissionais ou econômicas a nível nacional e tem a exigência legal de ter sua sede na capital do país, ou seja, em Brasília.

Por fim, somos filiados à União Geral dos Trabalhadores - UGT, central sindical nacional que pratica um sindicalismo autônomo, independente de empresas e governos e que organiza as ações dos trabalhadores na defesa de direitos e conquista de benefícios além de ter como prerrogativa a participação de negociar em diálogo social de composição tripartite, onde haja interesse dos trabalhadores.

As centrais sindicais figuram como a maior unidade representativa de trabalhadores na organização sindical, como entidade de cúpula, acima das confederações, federações e sindicatos. A elas aderem sindicatos, federações e confederações de várias categorias, o que as tornam uma “representação intersindical nacional de trabalhadores.

Esta hierarquia é destinada a servir aos trabalhadores de forma organizada, prática e eficiente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...