terça-feira, 15 de março de 2016

O avanço das mulheres!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Na última década, a cidadania feminina e as relações de gênero passaram a fazer parte dos debates sobre uma nova concepção dos direitos humanos. Embora os avanços conquistados as vezes pareçam poucos, na verdade eles tem sido conquistados um a um, graças a mobilização da luta das mulheres.

Hoje, mais da metade da população brasileira é feminina, porém, ainda persiste uma ótica sexista e discriminatória que faz a representatividade das mulheres nos quadros dos poderes públicos e nas instâncias decisórias estar muito longe do ideal.

As estatísticas comprovam que as mulheres brasileiras estão cada vez mais qualificadas, têm mais tempo de estudo que os homens, começam a ingressar em profissões consideradas de prestígio e a ocupar postos de comando, ainda que lentamente.

A exclusão social é combatida através de políticas específicas, a violência tem sido combatida nos últimos anos com mudanças na legislação; desenvolvimento crescente de estudos sobre violência contra a mulher; criação de delegacias especializadas; serviços de atendimento às vítimas. Os salários inferiores aos masculinos também estão nas alças de mira do movimento de mulheres.

Neste momento, uma árdua batalha também toma forma entre as mulheres brasileiras: uma agenda mais ampla de saúde feminina, uma difícil peleja que envolve preconceitos, discriminações e dogmas religiosos, além de problemas estruturais, como a grande falta de recursos da população feminina e os recursos mal distribuídos do setor público.


É inegável o avanço das mulheres brasileiras nos últimos anos. Em todas as áreas, ocorreram progressos consideráveis, apesar de ainda persistirem grandes desigualdades. Avanços que, sem dúvida, devem ser creditados ao movimento de mulheres, por sua persistência e crescente articulação, e que começam a construir as bases para uma nova plataforma política, a ponte para alcançarmos uma sociedade mais justa.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...