terça-feira, 31 de maio de 2016

A violência do desemprego

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Na última década a economia brasileira caracterizou-se por um processo de reestruturação produtiva, aliado à diminuição do crescimento econômico, implicando uma baixa capacidade de geração de postos de trabalho. Para que o nível de desemprego pudesse diminuir seria necessário que o ritmo de crescimento da produção de bens e serviços fosse associado a um crescimento vigoroso e sustentado da economia, o que não ocorreu, por falta de ações efetivas por parte do governo. Um exemplo disso é a má formulação dos impostos públicos, uma das principais causas do alto índice da falta de emprego em quase todas as regiões e da pobreza no Brasil.

O desemprego tornou-se uma das maiores violências de nosso tempo, agravada neste momento pela má gestão pública. A cada dia homens e mulheres são destituídos de seus empregos, o que os leva ao desespero. A família sem sustentação e sem condições de suprir suas necessidades básicas fica exposta à humilhação e desesperança. O problema merece tratamento emergencial, prioritário.


Sabemos que, conforme a Constituição Brasileira são direitos sociais a educação, saúde, trabalho, moradia, lazer, segurança, previdência social, proteção à maternidade e à infância, assistência aos desamparados e sabemos também que o desemprego tem saídas, que passam pela adoção de políticas públicas, como o investimento na infraestrutura produtiva e social e, no plano institucional, pela redução da jornada de trabalho, com limite das horas extras. O problema seria bem menor se a Constituição fosse respeitada.

Reverter este quadro é uma luta árdua, que deve ser liderada pelos trabalhadores, sem medos ou desistências. Precisamos colocar nosso país nos trilhos certos, pois, só conseguiremos reverter o quadro atual quando viabilizarmos mais empregos, mais investimentos, mais geração de riqueza que seja repartida com igualdade entre todos.

Os brasileiros que vivem com os pés bem plantados no chão da pátria acreditam que o Brasil tem todas as condições de superar as dificuldades e dar uma arrancada em direção ao crescimento e justiça, vencendo o fantasma do desemprego!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...