quinta-feira, 28 de julho de 2016

Começa o Congresso de Advogados Comerciários


Fonte/fotos: Fecomerciários
O presidente da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, Luiz Carlos Motta, abriu oficialmente o IX Congresso de Advogados de Entidades Sindicais na tarde desta quinta-feira, 28 de julho, em solenidade realizada no Auditório do Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande, Baixada Santista. Motta é oordenador-geral do evento, que segue até sexta, 29, e discute o tema “Fraude no Direito do Trabalho - Prática Comum e Ilegal”.

Serão ministradas sete palestras, debates e um painel sobre um assunto em evidência nessa época de crise – o negociado sobre o legislado. São temas de grande importância para todos, como “práticas antissindicais”, “flexibilização, negociação coletiva e precariedade”, “tribunais arbitrais fraudulentos” e “fraudes na fundação de sindicatos e o desrespeito ao princípio da unicidade sindical”. O presidente Jaime Porto participa do evento.


Motta enfatizou em seu discurso que a CLT e seus mais de 70 anos de vigência enfrentam dificuldades por conta dos ataques promovidos por representantes do poder econômico às suas regras legais que, por tantos anos, são motivo de orgulho para os trabalhadores. “Sim, existe uma tentativa de destruir a CLT”, garantiu. “O governo federal tem editado medidas provisórias que dificultam o acesso dos trabalhadores a direitos como seguro-desemprego, auxílio-doença e até mesmo pensão por morte para dependentes. Além disso, neste momento de crise em que vivemos, diversos grupos passam a se movimentar politicamente para pressionar e dobrar leis e conquistas trabalhistas”, completou.

Ao concluir seu discurso, Motta recebeu um troféu das mãos de Arnaldo Azevedo Biloti, diretor de Assuntos Trabalhistas e Jurídicos da Federação e coordenador executivo do IX Congresso junto com o vice-presidente Oscar Gonçalves, por seu trabalho em prol dos comerciários paulistas.

Biloti encerrou os trabalhos na abertura com discurso. “Este evento traz, em si, o fato de ser inédito em todo o movimento sindical brasileiro. Não se trata de ser melhor ou pior, mas somos nós, comerciários do Estado de São Paulo, os únicos a reunir, num só evento, operadores do direito, representantes de uma categoria profissional exclusiva”, afirmou.

Segundo o diretor, o Congresso está acontecendo num momento “no qual os direitos dos trabalhadores estão sendo covardemente atacados de forma destrutiva por parte dos neoliberais. Ao participar deste evento ao lado de ilustres palestrantes, que são referências no Direito Nacional, cada congressista vai fortalecer a nossa mobilização em nome da resistência ao desmonte dos direitos trabalhistas.”

O evento tem apoio dos 69 Sindicatos Filiados à Fecomerciários, da UGT (União Geral dos Trabalhadores) e da CNTC (Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...