terça-feira, 23 de agosto de 2016

Bons resultados em cenário adverso

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Com inflação alta e o descompasso da economia, o ambiente para as negociações salariais 2016 está mais árduo para todas as categorias. Dados relativos a acordos e convenções coletivas registrados no MTE nos três primeiros meses do ano mostraram aumento no número de negociações que terminaram sem que o trabalhador conseguisse sequer repor as perdas geradas pela inflação. Ao mesmo tempo, houve uma redução no percentual do reajuste acima da inflação, das categorias que conseguiram obter algum ganho real.

Os práticos de farmácia do estado de SP, com data base em 1º de julho, unidos através da Fecomerciários, iniciaram a campanha salarial deste ano num momento turbulento, tanto do ponto de vista econômico quanto político, cientes das dificuldades que seriam colocadas à mesa de negociação. As reivindicações foram listadas, as estratégia de luta colocadas em prática na busca da manutenção dos direitos, afinal, é através da produção dos trabalhadores que o varejo de medicamentos prospera e merecemos respeito.

O reajuste para a categoria, com base no INPC ficou em 9,49%, reposição da inflação cheia para o período (1º/7/2015 a 30/6/2016), em pagamento único, retroativo e as cláusulas da última convenção mantidas. Um bom resultado num cenário tão adverso.

Lembramos que as crises vem e vão do mesmo modo que a lua muda de fases, são inevitáveis e portanto previsíveis, deixam lições que uma vez aprendidas nos preparam para ações rápidas e eficientes, frutos de planejamento e treinamento. Conquistas não caem do céu: uma boa campanha salarial começa com a presença do trabalhador em reuniões e assembleias no seu sindicato, com o aglutinamento dos sindicatos das diversas regiões em sua federação, confederação e central sindical, com uma equipe de negociação preparada. Depois é colher bons resultados.


Trabalhador, nosso sindicato não existe por acaso e um sindicato onde existe união da categoria trará melhores condições de vida e de trabalho para todos. Filie-se, seja participativo nas assembleias e no dia a dia, traga sua contribuição, sua colaboração será muito bem vinda!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...