terça-feira, 16 de agosto de 2016

Memória da Farmácia


A cidade de Santos, no litoral paulista, conta com um acervo histórico farmacêutico, localizado dentro do Instituto Histórico Geográfico de Santos (IHGS). São 1030 peças de 1850 a 1950 relacionadas à Farmácia como frascos de vidro e porcelana, livros, máquinas de comprimir manual, de fazer supositório, xarope, modeladores de rolha e muitos outros equipamentos.

Dois livros de 1700 chamam a atenção em uma das 12 vitrines, todas nomeadas em homenagem a algum profissional que prestou serviços à Farmácia, como o caso do presidente do CRF-SP, dr. Pedro Menegasso. Durante a inauguração, dr. Pedro destacou “além de rara, essa iniciativa é de extrema importância, ainda vamos ver esse acervo crescer bastante”, ressaltou o homenageado na vitrine nº 12.

As peças são do curador do acervo e farmacêutico, dr. Ricardo Lopes Villas Boas que se interessa e coleciona esses objetos há 30 anos, desde a época da faculdade. “Conheci a história da Farmácia na biblioteca e, desde então, me apaixonei. Comecei a comprar em antiquários, viagens e mais recentemente pela internet. Algumas peças também foram presentes de pessoas que sabiam da minha coleção”.

Ao se aposentar no ano passado, dr. Ricardo passou a buscar parcerias e encontrou o apoio do IHGS. “O que adiantava ter uma coleção e ficar em casa dentro dos armários, temos que disseminar o conhecimento, e preservar o patrimônio, me apaixonei por essa área”.

Uma segunda fase desse projeto envolve o levantamento da história farmacêutica na região Santos/São Vicente, a realização do inventário das peças do acervo, que inclui catalogar, fotografar, medir, buscar informações sobre cada peça, além da possibilidade da exposição itinerante. A intenção é que, a longo prazo, o acervo seja transformado no primeiro museu farmacêutico brasileiro, a exemplo de museus que existem em Portugal, por exemplo.

Visitas agendadas
A visitação é aberta ao público, no entanto precisa ser agendada com o próprio curador, dr. Ricardo Lopes Villas Boas, que será o monitor. Agende sua visita pelo e-mail ricardo-villasboas@hotmail.com ou (13) 981274477.

Instituto Histórico e Geográfico de Santos
Entidade de caráter cultural, educativa e científica, sem finalidade lucrativa, criada em 19 de janeiro de 1938 com o propósito de assegurar a preservação da memória da cidade, bem como auxiliar e estimular a produção de pesquisas e trabalhos que tenham o objetivo de perpetuar a rica história de Santos, além de discutir aspectos da sociedade e os inerentes à geografia e suas ciências correlatas, como a cartografia, hidrografia, geologia, astronomia, demografia, entre diversos outros.
Endereço: Avenida Conselheiro Nébias, 689 – Santos/SP

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...