terça-feira, 20 de setembro de 2016

A falta de uma família estável!

A mídia está cheinha de notícias que envolvem crimes praticados por adolescentes. Que tipo de pessoas são estas que não tem o mínimo respeito pela vida dos outros?

Como ninguém já nasce tão malévolo, só podemos concluir que a falta de uma família estável e educada seja a raiz desse tipo de comportamento. Afinal, a família é o primeiro ambiente social no qual a criança evolui e aprende os primeiros ensinamentos, internalizando aprendizados sobre regras básicas do agir e conviver com os outros, os limites, valores, atitudes culturais, emocionais, morais, éticas e outras informações necessárias para vir a ser um cidadão consciente e uma pessoa disciplinada na sua futura vida em sociedade.

São as influências que recebe na família, que ajudarão a criança a construir suas características pessoais, seu modo de pensar, sentir, reagir e se relacionar. Assim, uma criança, convivendo com pais ou mesmo um pai ou uma mãe que a estimula positivamente, fazendo-a sentir-se amada e em segurança, terá as melhores condições para aprender o que precisa para seu desenvolvimento rumo à autonomia e à independência como ser humano.

Se a criança não tem a “sorte” de nascer no seio de uma família estruturada que a eduque com valores de moralidade, crescendo sem orientação, sem limites, sem noções de respeito, acabará, sem dúvida, caindo na marginalidade e amoralidade, achando que atirar pedras nos veículos, colocar fogo nas pessoas, maltratar os animais não é mais que um mero passatempo.


A sociedade precisa combater a falta de estrutura familiar, falta de um projeto de vida, valorização do ter ao invés do ser, falta de políticas públicas que combatam a desigualdade social, impunidade, consumo de drogas.  Não há caminho fora do trabalho e educação para produzir cidadãos do bem.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...