terça-feira, 27 de setembro de 2016

Associativismo

Fonte: Febrafar
As farmácias e drogarias são o principal canal de dispensação de remédios para a população brasileira. Nos próximos anos, o Brasil deve tornar-se o 4º mercado de consumo de medicamentos no cenário mundial, segundo a consultoria IMS Health. De acordo com a IMS Health, que audita o mercado farmacêutico global, no Brasil há mais de 65 mil farmácias e drogarias. A expansão das redes de farmácias e drogarias ocorreu na década de 80, a partir da informatização dos estoques dos pontos-de-venda (PDV’s) e da diminuição no número médio de funcionários por loja.

Redes Independentes
As farmácias independentes representam mais de 90% do total das farmácias brasileiras, sendo que a maioria não é atrelada a nenhuma bandeira (franquia, rede ou associativismo). 

Associativismo
O associativismo é uma iniciativa que reúne um grupo de empresas ou pessoas com o objetivo de superar dificuldades por meio da ajuda mútua, gerando benefícios econômicos, sociais e/ou políticos em prol de todo o grupo, além de proporcionar a oferta de bens e serviços em condições mais vantajosas para o consumidor.

Em faturamento, as redes associativistas já representam em torno de 12% do mercado (base: 2013). Atreladas a uma bandeira, as farmácias associativas vêm se estruturando e se organizando desde 1994 – quando começaram a enfrentar com profissionalismo e poder de barganha os desafios de um mercado regulado e em constante transformação. Ano após ano, as lojas vêm, por meio de ações estratégicas, aprimorando sua atuação e fortalecendo a sua marca em sua área de influência. 

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