terça-feira, 27 de setembro de 2016

Reciclar!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

As nove cidades da região da Baixada Santista geravam por dia, em 2003, 884,8 toneladas, de acordo com dados da Cetesb. Após uma década (2013), passaram para 1.559,3 toneladas diárias (aumento de 73%). Em Santos, o aumento foi 251 para 389 toneladas por dia no período. Já a média diária de 2014, segundo dados da própria prefeitura, foi de 529,19. A reciclagem, porém, ainda representa pouco, em torno de apenas 3% do total produzido na cidade.

A quantidade de lixo produzida diariamente por um ser humano é de aproximadamente 5 Kg. Se somarmos toda a produção mundial, os números são assustadores. Só o Brasil produz 240 mil toneladas de lixo por dia. O aumento diário da quantidade de lixo se deve ao aumento do poder aquisitivo e pelo perfil de consumo de uma população. Além disso, quanto mais produtos industrializados, mais lixo é produzido, como embalagens, garrafas etc.

Uma garrafa plástica ou de vidro pode levar 1 milhão de anos para decompor-se. Uma lata de alumínio, de 80 a 100 anos. Porém todo esse material pode ser reaproveitado, transformando-se em novos produtos ou matéria prima, sem perder as propriedades. Separando todo o lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Além disso, estaremos poupando a meio ambiente e contribuindo para o nosso bem estar no futuro ou poderemos ter nossa água racionada, nossos filhos com sede e problemas respiratórios.

A atividade da reciclagem é sempre saudável e proporciona economia de recursos sendo cada vez mais difundida em todos os âmbitos. Todos devem participar e podemos começar, educando nossas crianças a respeitar e ter consciência pela vida que nos cerca e da qual fazemos parte, incentivando-as a preservar nosso meio ambiente, através de atitudes simples como separar o lixo. 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...