terça-feira, 11 de outubro de 2016

Sucesso é ser sustentável!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

O Brasil viveu ao longo de quase duas décadas um ciclo de estabilidade econômica e política que gerou um efeito positivo no desenvolvimento econômico nacional, principalmente no setor do varejo farmacêutico.

Embora nos últimos dois anos o país tenha mergulhado de cabeça numa grande crise econômica política social, ainda assim as grandes redes de farmácias mantiveram seus planos de expansão, parecendo imunes à recessão que vivemos.

Desde 2011, os grandes grupos de farmácias do país apresentam crescimento constante na casa de dois dígitos. No ano passado, o setor movimentou R$ 35,94 bilhões em vendas, valor 12% maior do que o registrado no período anterior. Para este ano, a expectativa que já está se confirmando é que o número se mantenha, já que no primeiro semestre o grande varejo farmacêutico faturou R$ 19,32 bilhões, resultado 12,6% superior ao mesmo período de 2015. A Abrafarma, entidade que reúne as 27 maiores redes de farmácias, atribui o constante crescimento a boas práticas de gestão e aumento da venda de não medicamentos.


Ora, tempos de crise geram muitas oportunidades e claramente geram também uma nova economia que rechaça a idéia de que sucesso é lucro apenas. Hoje, empresas bem sucedidas devem mostrar um equilíbrio entre as ações dos empreendedores e o benefício que ela confere à sociedade. E, um dos pilares dessa relação é seu processo de produzir e entregar produtos e serviços através de mão de obra “satisfeita”, em um ambiente humano.  Já está mais que provado que é possível harmonizar os interesses financeiros com o bem estar dos empregados e a preservação do meio ambiente. É um novo tipo de capitalimo, mais consciente, menos predador, mais sustentável.


A grande sacada desta nova modalidade de empresa é ser “amada” por funcionários, parceiros, clientes. O retorno é garantido: empregados engajados em um ambiente corporativo saudável, maior volume de vendas, fidelidade do cliente, melhores fornecedores, menos gastos com publicidade, maior retorno dos investimento. Concluindo: ser “sustentável” hoje em dia é o que significa ter sucesso!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...