terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Saúde e Cidadania

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Uma olhada superficial na saúde brasileira apresenta desigualdades de acesso aos serviços da rede básica, por falta de estrutura e dificuldades explicadas por uma sobrecarga decorrente de deficiências crônicas do setor. Este quadro tem causado o agravamento de doenças e custos altos de contenção, pela impossibilidade de se alcançar precocemente diagnóstico e tratamento. 

Embora a política que se quer ver implantada seja voltada não para a doença, mas sim para a saúde, para que esta proposta ocorra na prática é preciso que as diversas esferas governamentais funcionem de maneira integrada, desenvolvendo ações conjuntas, que coloquem o conhecimento dos profissionais à disposição do cidadão, operando com transparência e um quadro funcional adequado, que possa dar conta do recado, sem promover concessões de privilégios quanto ao acesso a serviços diagnósticos, internações ou tempo de espera para atendimento a indivíduos melhor posicionados socialmente ou que tenham relações de parentesco e amizade com o poder. Com o bom funcionamento dos postos de saúde a demandada de pacientes poderia ser reduzida, trazendo uma consequente melhora no atendimento.


Infelizmente, no contexto do sistema capitalista, o confronto entre as duas políticas presentes no setor - a política de bem-estar social, exigindo garantias de direitos sociais e a política liberal, fazendo restrições e, por conseguinte, negando tais direitos – promove ambiguidades e contradições que atingem a ética do trabalho profissional na saúde, gerando a gravidade da situação atual do sistema, que só poderá ser corrigida através do exercício profissional e honesto de todos os profissionais da área.


Saúde e cidadania são construídas diariamente, conquistadas ao longo do tempo. Ambas tem uma estreita relação com a ética, honestidade, educação, moradia, alimentação, renda, meio-ambiente, justiça social.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...