terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Na palma da mão!

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas
Hoje em dia a quantidade de pessoas que tem acesso a smartphones em todo o país é gigantesca. Para se ter uma ideia, até março de 2016 o Brasil tinha 257,8 milhões de aparelhos celulares, sendo 168 milhões de smartphones. Isto quer dizer que se esse equipamento está tão disponível, utilizá-lo para oferecer melhorias no atendimento nos cuidados com a saúde iria atingir e satisfazer uma grande quantidade de pessoas – tanto profissionais como pacientes.
E, isto já está acontecendo. Por exemplo, o bulário online já não é mais novidade, oferecido através de serviço gratuito disponibilizado pela Anvisa.
As farmácias possibilitam comodidade e melhores ofertas na compra de medicamentos, produtos para higiene pessoal, cosméticos e suplementos aos consumidores, através de aplicativo que oferece a possibilidade de o usuário pesquisar o produto desejado e comprar pelo próprio programa. O consumidor pode adquirir itens de diversos anunciantes e pagar tudo em uma única operação. O pagamento pode ser feito diretamente no aplicativo por meio do cartão de crédito ou boleto bancário, além da opção em dinheiro e até mesmo no débito/crédito com o uso das tradicionais máquinas de cartões, no ato da entrega de acordo com as políticas comerciais de cada anunciante.

O conceito de mHealth também tem sido cada vez mais discutido, se referindo ao uso de aparelhos móveis para a prática da medicina e suporte à saúde. Isto inclui smartphones e tablets dos mais diversos tipos e se aplica ao uso tanto por médicos quanto por pacientes. Em muitos hospitais já se tornou comum médicos checando pacientes com um tablet na mão, mudando assim facilmente da ficha de um paciente para outro. No outro lado da história, vemos cada vez um maior número de pacientes se engajando no acompanhamento de sua saúde, através de aplicativos que permitem o registro de dados médicos, além de oferecer informações importantes.
Supervisionar a rotina de medicamentos de vários pacientes, acompanhar a evolução do diabetes, acompanhar o desenvolvimento do feto e muitas outras facilidades podem ser acessadas através da tecnologia para o cuidado com a saúde.
O acesso às plataformas móveis não para de crescer e tem ajudado muitas pessoas a conquistar melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...