terça-feira, 10 de abril de 2018

Fecomerciários comemora 79 anos de lutas e conquistas

Fonte: Fecomerciários
Na segunda-feira, 9 de abril, a Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo completou 79 anos de história em defesa da categoria. Por meio de seus 71 sindicatos filiados, a entidade representa 2,7 milhões de trabalhadores no comércio.

 “Comerciários, vocês constroem a nossa história”, é a mensagem à categoria feita pelo presidente da Federação, Luiz Carlos Motta, que dirige a entidade desde 2008. 

Para o dirigente, a categoria comerciária é a maior do Brasil e precisa contar com entidades de classe fortes e representativas, ainda mais agora com a nova lei trabalhista. “É desse modo que celebramos os 79 anos de fundação da nossa Federação. Ou seja, com uma organização totalmente voltada ao atendimento das reivindicações da nossa categoria”, diz Motta. 

E continua: “Agora, mais do que nunca, o trabalhador precisa da proteção e das orientações do seu sindicato, por isso a importância da sindicalização. Assim, as entidades ganham força e poder de mobilização para lutar contra os retrocessos trabalhistas e previdenciários”. 

A Fecomerciários foi fundada em 1939 e reconhecida em 1942 pelo Ministério do Trabalho. Ao longo das décadas, vem cumprindo com eficiência seu papel de coordenadora dos interesses dos sindicatos filiados e da categoria como um todo. A entidade levantou bandeiras históricas dos trabalhadores no Estado de São Paulo. 


E a data é comemorada com conquistas importantes para a categoria. As principais são: assinatura de Convenções Coletivas com ganhos econômicos e sociais; acordos que reforçam o orçamento da família comerciária, como o pagamento de PLR; inauguração de sedes e subsedes para os 71 sindicatos filiados; construção de casas pela Cooperativa Habitacional dos Comerciários; instalação de creches para filhos de comerciários; e regulamentação da Profissão de Comerciário, em 2013. 

Além das lutas sindicais, trabalhistas e cidadãs, a Federação conta com uma ampla infraestrutura para servir a categoria: sede central na Capital paulista; duas subsedes - uma em São José do Rio Preto e outra em Campinas; Centro de Estudos Jurídicos, também em Campinas; Centro de Lazer em Praia Grande; Centro de Lazer em Avaré, que conta com o recém-inaugurado Parque Aquático, o maior e mais completo do Sudoeste Paulista

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...