terça-feira, 10 de julho de 2018

Você sabe a diferença entre drogaria e farmácia?

Apesar de parecer a mesma coisa, estabelecimentos têm regras distintas. Ainda que ambos vendam medicamentos, farmácias e drogarias não significam a mesma coisa. De acordo com o Decreto nº 74.170/74, são estabelecimentos de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais.

Porém, as farmácias poderão desenvolver atividades mais amplas, como manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o fornecimento destes ao consumidor, além do atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

A lei nº 13.021/14 clareou, ainda mais, a definição de cada um dos estabelecimentos:

Farmácia sem manipulação ou drogaria: estabelecimento de dispensação e comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos em suas embalagens originais;

Farmácia com manipulação: estabelecimentos de manipulação de fórmulas magistrais e oficinais, de comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos, compreendendo o de dispensação e o de atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistência médica.

A farmácia pode, ainda, manter laboratório de análises clínicas (dependência distinta e separada) e sob a responsabilidade técnica do farmacêutico bioquímico.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...