terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Tratar com desigualdade para igualar!


ENTRE NÓS
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Que a reforma previdenciária é nociva aos trabalhadores não é novidade, mas que é especialmente cruel com as mulheres, talvez muitos ainda não se tenham dado conta.

Após a reforma, não haverá possibilidade de aposentar-se antes da idade estipulada, como hoje é possível pelo tempo de contribuição. Será obrigatório completar 62 anos e para receber integralmente contribuir por 40 anos.

A reforma acabará com o acúmulo de pensão por morte e aposentadoria. Será preciso optar. Com a reforma a pensão por morte passa a ser 50% mais 10% para cada dependente, limitado a 100%. A regra que impõe que nenhum benefício pode ser menor do que o salário mínimo também cairá. Como as mulheres são as maiores beneficiadas com a pensão por morte, serão muito mais afetadas.

Porque as mulheres merecem aposentar-se mais cedo ou acumular benefícios? Porque elas praticam dupla jornada de trabalho, algumas até mesmo uma tripla jornada, ganham muito menos, são extremamente discriminadas apenas por serem mulheres e porque o princípio da isonomia de fato não existe, uma vez que neste caso não se trata de tratar igualmente mulheres e homens, uma vez que as situações de trabalho que os envolvem são completamente diferentes; trata-se exatamente de tratar desigualmente para que possam igualar-se e ter as mesmas oportunidades.

É este o Brasil que você deseja para o futuro que bate à porta?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...