terça-feira, 30 de agosto de 2011

Perigo: Mulheres recorrem a medicamento para glaucoma a fim de fazer crescer os cílios

A busca por cílios mais longos e mais bonitos está levando muitas mulheres a usar um colírio que só é recomendado para tratar glaucoma, o que pode causar sérios danos à visão e provocar manchas nos olhos, entre outros problemas. Por se tratar de um remédio, o produto só deveria ser vendido com receita médica. Deveria, mas não é bem isso o que acontece.

O glaucoma é uma doença causada pelo aumento da pressão dentro do olho. Se não for tratada adequadamente, a doença pode levar à cegueira. O colírio que é usado para o tratamento tem, entre os efeitos colaterais, o crescimento dos cílios.

Nas farmácias, também é possível encontrar outro produto, que tem a mesma substância que faz crescer os cílios. Só que, em vez de pingar, ele é aplicado apenas na região ao redor dos olhos. Ainda assim, a pessoa não está livre de sofrer os mesmos efeitos colaterais do colírio. Por isso mesmo, os dois remédios só devem ser vendidos com receita medica.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou que mesmo o produto fabricado para fazer os cílios crescerem é considerado um medicamento e deve ser vendido apenas com receita médica. A farmácia que vende o colírio sem a receita pode ser multada e o farmacêutico responsável pode até perder o registro.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...