sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Palestras enriquecem 21º Congresso Comerciário

Feldmann - Emprego Verde
O consultor, administrador de empresas e advogado Fábio Feldmann abriu na manhã desta sexta (28/9) o ciclo de palestras que compõe a programação do 21º Congresso Sindical que segue até amanhã, no Centro de Lazer dos Comerciários, em Praia Grande.

Feldmann desenvolveu o tema “Economia e emprego verde: efeitos no comércio”, onde resgatou e início da luta pela preservação do meio ambiente. Didático, o palestrante destacou o papel dos comerciários na defesa das medidas em prol do meio ambiente.


Unicidade Sindical - Juruna
Na sequencia, o sindicalista João Carlos Gonçalves, o Juruna, secretário-geral da Força Sindical discorreu sobre ”A importância da manutenção do atual custeio sindical”  fazendo uma defesa enfática da unicidade sindical e do custeio que, segundo ele, estão ameaçados por conta do aprofundamento de debates sobre mudanças na legislação trabalhista.

“A Força Sindical tem combatido com energia a pluralidade sindical, por rachar, fragmentar a unidade dos sindicatos. A unidade na base fortalece o sindicalismo. Temos que ficar unidos em torno da unicidade sindical, que traz muito mais resultados para fortalecimento da classe trabalhadora”, defendeu Juruna.


Vargas Neto - Unidade Comerciária
O consultor sindical João Guilherme Vargas Neto explanou sobre o tema “A organização do Movimento Sindical Comerciário: mobilizações e ações”, detalhando as reivindicações sindicais e o estado atual da política econômica. Ressaltou: “O Brasil é o único país no mundo, hoje, que demonstra união da categoria comerciária e que pode conseguir a redução de jornada de trabalho, sem redução salarial. Esse é o caráter positivo da nossa conjuntura”.

Vargas Netto retomou a história de décadas atrás da profissão do comerciário que, já naquela época, manifestava a insatisfação em trabalhar aos domingos e lutava por uma jornada de trabalho menor, que na época era exaustiva. Ou seja, a tradição histórica do comerciário é de mobilização que exige melhores condições de trabalho. 

Alfredo Rocha - Motivação
Animada,  divertida e muito concorrida, a palestra "A motivação de lideranças como instrumento de lutas e conquistas” foi feita por Alfredo Rocha, empresário e empreendedor. Ele prendeu a atenção de todos ao falar sobre “um novo mundo”, destacando as mudanças que a modernidade traz na vida da humanidade ao longo dos anos.

Alfredo destacou a necessidade de acompanhar as mudanças, mas sem mudar sua filosofia de vida: “Princípios e valores não mudamos. Algumas coisas, não devemos mudar nunca. Seja você mesmo, mas não seja sempre o mesmo”, afirmou.
Fonte: Fecomerciários


Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...