sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Custeio, manifestações e lições do esporte encerram Congresso Sindical Comerciário

Equipe Sinprafarmas

Custeio Sindical
Em palestra no último dia do 22º Congresso Sindical Comerciário do Estado de São Paulo, na cidade de São Pedro, o desembargador Davi Furtado Meirelles, do Tribunal Regional do Trabalho, disse que a contribuição assistencial, ou negocial, é o futuro dos sindicatos e tem que ser prestigiada, já que é fruto da principal função do Sindicato, a de negociar acordos ou convenções coletivas para trazer ganhos aos trabalhadores.

Depois das manifestações
Os consultores sindicais Antônio Rogério Magri e João Guilherme Vargas Netto compartilharam a mesa para tratar do tema “O Brasil depois das manifestações populares”. Vargas abriu sua explanação adotando como base os protestos populares do mês de junho e as manifestações de rua de 11 de julho e 30 de agosto organizadas pelas Centrais Sindicais.


A regulamentação da profissão de comerciário também foi abordada por Vargas Netto. Em sua avaliação, depois da sua conquista e com a formação do movimento de formação política na Federação, a ‘Corrente Comerciária’, a categoria tem a consciência da necessidade de ter representação política em todos os níveis. “É uma grande tarefa e o desafio maior é manter a mobilização organizada o ano inteiro”. Como proposta, acatada nas deliberações do 22º Congresso, constou a realização de Congressos Sindicais nas oito Regionais da Federação instaladas no Estado.

Magri, por sua vez, “transferiu” as lutas sindicais das ruas para os gabinetes e aos plenários do Congresso Nacional. Conforme o ex-ministro do Trabalho, a Centrais somaram esforços para o atendimento das reivindicações, inclusive pela presidenta Dilma Rousseff.

As lições do esporte
“Para ser o melhor ou a melhor em qualquer área, não coloque seu concorrente para baixo, faça-o crescer para que você cresça cada vez mais para sempre vencê-lo”. Essa foi uma das frases da craque Hortência, ex-atleta da Seleção Brasileira de Baquete, ditas na palestra “As lições do esporte aplicadas na liderança sindical”, que encerrou o ciclo de palestras do 22º Congresso.


Conlusão
No encerramento do evento, o presidente Luiz Carlos Motta, coordenador-geral do Congresso, agradeceu aos coordenadores executivos Antonio Previde e Ademir Lauriberto Ferreira, os comerciários de todo o Estado de São Paulo e os dirigentes dos 68 Sindicatos Filiados, que participaram ativamente de todas as plenárias. “Essa participação maciça mostra a grandiosidade do evento e o comprometimento da categoria e dos dirigentes. É isso que nos faz cada vez mais fortes”, disse o presidente da Fecomerciários.
Fonte: Fecomerciários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...