sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Presidente do TST enaltece sindicalismo comerciário no Congresso de Advogados


As negociações coletivas feitas pelos sindicatos são o melhor método para resolver conflitos trabalhistas, para conseguir mais ganhos do que a Justiça pode oferecer. Portanto, a ordem é negociar, negociar, até à exaustão”, disse o presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Antônio Barros Levenhagen, no painel inaugural do VII Congresso de Advogados da Fecomerciários, Federação que representa mais de 2,5 milhões de trabalhadores no comércio do Estado de São Paulo.~

Na exposição “Dinamismo jurídico e o sindicalismo no setor comerciário”, o ministro elogiou as conquistas trabalhistas e a estrutura jurídica dos sindicatos, especialmente a dos comerciários. “É uma categoria coesa, brilhante, que sabe ceder para ganhar logo em seguida. O poder está com vocês, e, como o personagem ‘He Man’, os comerciários podem tirar a espada e gritar ‘Eu tenho a força’. Realmente, vocês têm a força”, disse Levenhagen, que recebeu longos aplausos da plateia de aproximadamente 500 participantes, entre advogados sindicais, dirigentes de Sindicatos Filiados e convidados.


O ministro também citou os grandes avanços na Justiça Trabalhista, especialmente no TST. “Temos nos esforçado para diminuir o tempo de tramitação dos processos”, enfatizou. Elogiou o direito de greve e suas consequências. “A greve, se não trouxer transtornos, não adianta, não tem efeito. A sociedade tem que ter consciência de que a greve é constitucional”. Fez apenas ressalvas da greve nos setores essenciais, como saúde, transporte e outros, que levam ao colapso desses sistemas.

No final, disse: “Direito não é uma ciência de mão única, é uma ciência de troca recíproca. Quisera Deus que fossem julgados apenas empates, mas infelizmente não é assim”.

Mesa
O VII Congresso acontece até sábado (9/7), no Centro de Lazer dos Comerciários em Praia Grande/SP. A abertura foi feita pelo coordenador executivo do evento, Arnaldo Azevedo Biloti, diretor de assuntos trabalhistas e jurídicos da entidade; a presidente em exercício da Federação, Lia Marques; e o diretor social Carlos Dionísio de Morais.

Também compuseram a mesa, o ex-presidente do TRT da 15ª Região, Luiz Carlos Cândido Martins Sotero; o ex-subprocurador geral do trabalho do TST, Guilherme Basso; e presidente do Sindicato dos Vendedores Viajantes e diretor da CNTC, Edson Ribeiro Pinto, que representou o presidente da Confederação, Levi Fernandes Pinto.

Biloti deu as boas vindas aos participantes, Dionísio fez a apresentação do extenso currículo do ministro Levenhagen e a presidente Lia, emocionada, homenageou o ministro com palavras “vindas do coração”, que também emocionaram o ministro e que ele usou como mote em seu painel.

Os trabalhos prosseguiram à tarde com palestras, debates e lançamento do livro “Apreensões da Desordem”, do Professor Paulo Daniel, da Faculdade de Economia e Unicamp e um dos palestrantes.
Fonte/Fotos: Fecomerciários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...