terça-feira, 11 de agosto de 2015

Homens realizam seis vezes menos exames do que as mulheres

Segundo o Ministério da Saúde, as mulheres realizam seis vezes mais exames preventivos do que os homens, apesar da proteção natural fornecida pelos hormônios femininos, como o estrogênio, presentes na idade reprodutiva. O homem, em contrapartida, além de fazer menos exames preventivos, tende a fumar e beber mais, além de ser mais sedentário e ter, em média, mais sobrepeso.

Segundo a coordenadora de análises clínicas do Alta Excelência Diagnóstica, Dra. Regina Biasoli Kyiota, caso o homem fume, esteja acima do peso, tenha antecedentes familiares e seja sedentário, deve iniciar uma rotina de exames a partir dos 30 anos, com acompanhamento médico. Se os resultados estiverem dentro de índices normais, os exames devem ser repetidos a cada dois anos e, se alterados, a critério do especialista.

Para Dra. Regina, os homens, assim como as mulheres, devem se submeter a exames laboratoriais. “Os mais solicitados são a análise completa do sangue para verificar índices de lipídeos (como colesterol e suas frações, triglicérides), glicemia (para diagnóstico de diabetes), hemograma (para avaliar anemias e células de defesa), creatinina, ureia e eletrólitos (cálcio, potássio, magnésio e sódio) e radiografia de tórax, além dos exames de urina e de fezes”, afirma.

A médica alerta para dois exames importantes para os homens: o de próstata e o testicular. O exame para investigação da próstata é o toque retal e a medida sanguínea do PSA (antígeno específico da próstata). Entretanto, apesar da importância dos exames preventivos, o pensamento atual de alguns segmentos está mudando porque alguns tipos de câncer podem ser apenas acompanhados, sem a necessidade de intervenções, até para garantir melhor qualidade de vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...