terça-feira, 8 de março de 2016

Mulheres mobilizadas!

Entre Nós

Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, divulgada pelo IBGE em 2013, indicam que viviam no Brasil 103,5 milhões de mulheres, o equivalente a 51,4% da população

Elas são maioria da população, passaram a viver mais, têm tido menos filhos, ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho e, atualmente, são responsáveis pelo sustento de 37,3% das famílias. 

Elas são mais escolarizadas, ganham menos que os homens, trabalham em jornada dupla. As mulheres também representam a maioria dos trabalhadores em tempo parcial e do setor informal e têm uma taxa de desemprego maior que o setor masculino.


No Brasil, as condições de vida e trabalho das mulheres brasileiras podem ser avaliadas através de dois indicadores básicos: o acesso ao emprego e a remuneração. Ambos são indicadores tanto de qualidade de vida, como das condições de igualdade. E, para as mulheres no Brasil, ambos demonstram a persistência de um ambiente de más condições de vida e de desigualdade.

Não é à toa que os direitos econômicos estão cada vez mais fortes na pauta do movimento de mulheres, cujas iniciativas têm como centro fortalecer a autonomia das mulheres, o que também passa por sua independência financeira e a justa remuneração de seu trabalho, prosseguindo pela profunda desigualdade de renda de nosso país que tem marcas de classe, gênero e raça. Para enfrentá-la são necessárias vontade política de nossos governos e intensa mobilização popular.

As mulheres estão mobilizadas para reivindicar seu espaço de direito, pois sabem que somente através de um esforço consciente e eficaz poderão alcançar a justiça social!

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...