terça-feira, 13 de setembro de 2016

Um em cada cinco diabéticos não sabe o tipo da própria doença

Uma nova pesquisa do Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope), mostra que 18% dos diabéticos não sabem o tipo que têm. No total, são 13 milhões de afetados no País.

O tipo 1, também conhecido como juvenil, é aquele diabetes em que a produção de insulina está prejudicada pela morte das células do pâncreas que a sintetizam.

O tipo 2 é aquele no qual a resposta do organismo à insulina vai perdendo eficácia. O hormônio é responsável por fazer as células captarem o açúcar do sangue (é hipoglicemiante). É necessário um fino ajuste no nível de glicose para que o organismo possa, ao mesmo tempo, armazenar essa fonte de energia e não sofra com seus excessos –como dano em nervos, impotência e aumento de chance de acidentes vasculares como infarto e AVC.

Uma explicação possível para esse alto nível de 18% de desconhecimento seria a de que a maior parte dessas pessoas tem diabetes tipo 2. Isso porque quando se tem diabetes juvenil a pessoa já é acostumada com injeções de insulina e também a explicar para todo mundo por que o diabetes dela não é causado pela obesidade ou pelos maus hábitos de vida.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...