terça-feira, 4 de outubro de 2016

A importância do Outubro Rosa

ENTRE NÓS 
Jaime Porto 
Presidente Sinprafarmas 
Já é praxe: o mês de outubro chega colorindo de rosa os monumentos do país. Embora quase todos já saibam sempre é bom lembrar que Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Esta campanha acontece com mais intensidade no mês de outubro e tem como símbolo o laço cor de rosa. 

Ainda hoje, muitas mulheres morrem vítimas do câncer de mama, apesar do diagnóstico da doença estar mais próximo da rotina das brasileiras. É alguém do trabalho, alguém da vizinhança. Talvez um dia seja com alguém da família. É preciso falar sobre o assunto; não apenas sobre a doença, mas sobre o tratamento, abalo emocional, o lidar com a perda dos cabelos, a mutilação física, sobre manter a esperança e a certeza da cura, uma vez que há elevado percentual de cura quando o câncer de mama é identificado em estágios iniciais.  
Assim, todo apoio e divulgação são necessários para prevenir, reduzir sofrimento e evitar mortes. Por isso o Outubro Rosa deve ser divulgado pela mídia e por todos em geral. Um pequeno gesto como colocar uma fita rosa na roupa já pode ajudar. Informe-se, divulgue tudo que puder aprender e participe desta campanha... e é claro, faça o exame! 

Ah, lembre também que a principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal; também é importante evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar esta e outras doenças.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...