terça-feira, 28 de março de 2017

Anvisa inclui 12 novas substâncias em suas listas de proibição ou controle

Componentes podem ser usados como drogas recreativas


Doze novas substâncias foram adicionadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) às Listas de Substâncias Entorpecentes, Psicotrópicas, Precursoras e outras sob Controle Especial.


Os compostos foram incluídos em listas diferentes. Estarão proibidas no País as substâncias Butirfentanil, U-47700, 3-MMC, 4-MEAPP, 25I-NBF, 30C-NBOMe, ALFA-EAPP, Dimetilona, N-Etilpentilona, e Pentilona. Estes estarão na Lista F, de Substâncias de Uso Proscrito (ou proibido) no Brasil. São usadas como drogas de abuso, para fins recreativos e não há uso industrial ou medicinal reconhecidos.


Já as substâncias ANPP e NPP não foram proibidas, mas estão sujeitas a medidas de controle, incluídas na Lista D1. Esta é a Lista de Substâncias Precursoras de Entorpecentes e/ou Psicotrópicos e devem ser usadas para fins industriais lícitos.

“Todas essas moléculas apresentaram atributos que conferiram alto risco à saúde. Considerando a nossa responsabilidade e papel, a gente toma uma medida administrativa que, em alguns casos é o controle especial, e em outros casos é a proibição, para que diminua a oferta do produto no Brasil", explica a gerente da área de produtos controlados da Anvisa, Renata Moraes.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...