terça-feira, 4 de abril de 2017

“Aos amigos tudo, aos inimigos os rigores da Lei.”

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Dizem que foi Getúlio Vargas quem falou essa frase há mais de 70 anos, referindo-se à corrupção que corria solta pelas instituições jurídicas e políticas do país naquela época.
Parece que muito pouco mudou de lá para cá, na verdade parece que apenas a taxa de propina é que muda, tarifas pré-estabelecidas que aumentam com a inflação.
Entretanto, engana-se quem pensa que a corrupção está ligada apenas à classe política ou as grandes empresas, ela está presente na vida de cada cidadão prejudicando todos indistintamente. A corrupção drena os recursos para a educação, saúde, saneamento, habitação, emprego, deixando o brasileiro miserável.
Embora hoje, os crimes de corrupção estejam visíveis na mídia (diga-se de passagem, que as descobertas da Lava Jato formam o maior escândalo de corrupção do planeta), alguns políticos estejam presos e condenados, ainda assim tudo isso é muito pouco frente ao mar de lama que afoga Brasília.
Precisamos avançar além disso, precisamos modificar os mecanismos institucionais que permitem essas práticas, a parte mais difícil dessa limpeza institucional, pois, nosso Congresso não parece disposto a legislar contra si mesmo.
Se não houver um avanço na legislação, se as brechas que permitam abusos não forem fechadas, as leis continuarão sendo manipuladas de modo a intimidar e proporcionar barganhas aos poderosos de plantão e a máxima tão brasileira atribuída a Getúlio vai continuar sendo uma verdade.

O que estamos dispostos a fazer para mudar isso?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...