quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Seminário: Acidentes de trabalho e doenças ocupacionais



O presidente Jaime Porto está participando hoje, no Centro de Lazer da Federação dos Comerciários do Estado de São Paulo, em Praia Grande, do 1º Seminário de Saúde e Segurança do Trabalhador Comerciário. Mais de 300 pessoas participam do evento, que culminará com a oficialização do Departamento de Saúde e Segurança e o lançamento do Selo de Reconhecimento Social da Fecomerciários, iniciativas que aprimoram as ações da entidade nas áreas sociais e de saúde e segurança dos comerciários.

Entre os assuntos tratados no seminário, os números sobre a ocorrência de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais no comércio, que são alarmantes, foram destaque. Os supermercados ocupam o primeiro lugar na lista de acidentes e de anomalias profissionais, seguidos pelos açougues. A sonegação de informações a respeito de vários casos é um desrespeito ao trabalhador e a suas entidades representativas.


No Brasil, os custos relacionados a acidentes de trabalho atingem a cifra de R$ 71 bilhões por ano, dinheiro tirado de investimentos em escolas e praças, por exemplo.  A título de exemplo no setor de serviços, que engloba o comércio, o mal que mais atinge o trabalhador é o esforço por LER, que são as lesões por esforço repetitivo. A maior parte das vítimas tem entre 17 e 30 anos. 

Segundo estimativas numa conta aproximada, dos 2,5 milhões de comerciários que a Federação representa no Estado de São Paulo, cerca 25 mil têm ou estão bem próximos de serem acometidos por LER. Além disso, observou-se que os trabalhadores no comércio também são alvos de assaltantes em seus ambientes de trabalho, que pode resultar em ferimentos, morte e também afetá-los mentalmente, dada a violência psicológica a que são expostos.

Objetivos
O Departamento de Saúde e Segurança do Trabalhador será uma área específica e valorizada pela Federação, reforçando medidas de proteção à integridade física que a entidade e seus Sindicatos Filiados já prestam aos trabalhadores do comércio.

Já o Selo de Reconhecimento Social é uma forma de a Federação reconhecer as atuações dos Sindicatos Filiados em defesa dos direitos dos trabalhadores, nas comunidades de suas bases, dentro do contexto de responsabilidade social.

Para JPorto, a iniciativa embasará uma gestão de saúde e segurança no estado de SP, que possa ajudar a fiscalizar e prevenir os riscos à vida e saúde do trabalhador, em seu local de trabalho.
Fonte: Fecomerciários

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...