terça-feira, 17 de novembro de 2015

Fitoterápicos: produtos são medicamentos e exigem cuidados e orientação

Fonte: Diário do Nordeste
Feitos a base de vegetais, os fitoterápicos são vistos como alternativas "naturais" em comparação com medicamentos sintetizados em laboratório. No entanto, o que muitos consumidores não sabem é que eles passam por processos industriais e, além disso, a matéria-prima pode causar alergias e efeitos colaterais, tais como qualquer outro medicamento.

De acordo com o doutor em patofisiologia pela Universidade de Boston, Dr. Ayrton de Magistris, é preciso ter atenção. É comum que as pessoas relacionem o medicamento fitoterápico com medidas caseiras, como tomar um chá para curar dor de estômago. Assim como outros produtos, os fitoterápicos apresentam eficácia. Eles são avaliados com o mesmo rigor que medicamentos sintéticos, e devem apresentar estudos farmacológicos e toxicológicos que provem benefício e segurança.


“Muitas vezes, os efeitos colaterais são os mesmos dos sintéticos, tanto para mais como para menos. Não existe diferença, em nível molecular. Além disso, muitas plantas têm um número de substâncias enorme,de origem questionável e nem sempre purificadas como deviam, o que torna seu efeito ainda mais imprevisível”, observa o especialista.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...