terça-feira, 17 de maio de 2016

Brasileiros não suportam o preço dos medicamentos

Entre Nós
Jaime Porto
Presidente Sinprafarmas

Os preços e os reajustes no mercado farmacêutico formam uma equação que mostra estes três fatores: consumidores, governo e produtores.

Para os consumidores que necessitam do uso contínuo de medicamentos, o aumentos de 12,5% concedido em abril teve um impacto direto sobre a renda mensal.  O grupo que mais sofre é o dos aposentados, que em sua grande maioria não têm outra fonte de renda e não conseguem acompanhar o aumento, não só dos medicamentos, mas dos outros produtos da cesta básica também, que ultrapassam em muito o aumento dos benefícios.

Para aqueles que sobrevivem apenas com a ajuda dos remédios diários, a renda que sobra após a compra compulsória está bem menor e não cobre os gastos mensais necessários; às vezes é preciso diminuir, por exemplo, até os gastos com alimentação, uma área sensível.

Para o governo, entretanto, este aumento, não faz muita diferença pois, mesmo sendo um grande consumidor, o governo também é um grande recebedor de impostos, ou seja, o que gastar  mais na compra será compensado no recebimento de taxas, ficando praticamente elas por elas.

O terceiro fator da equação, os produtores, vão muito bem obrigado. Dados da Abrafarma mostram as vendas do setor em torno de R$ 35 bilhões, em 2015 (somando medicamentos, não medicamentos e genéricos). Analisando vendas, empregos e salário, o setor farmacêutico segue na contramão do comércio, em geral apresentando, a cada ano, variações positivas.

Fica claro, que a crise sem precedentes provocada pelo “desgoverno” federal custa caro apenas para os brasileiros que precisam de medicamentos, pagam um carga tributária de 30% sobre os remédios, não têm um sistema de saúde eficiente, amargam o desemprego ou aposentadorias irrisórias e não vêm uma luz no final do túnel a curto prazo. Para arrematar, existe uma Frente Parlamentar para Desoneração de Medicamentos. Já ouviu falar?

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...