terça-feira, 26 de julho de 2016

Preparando-se para a aposentadoria definitiva

“Parcela significativa da população brasileira espera se aposentar antes de completar 60 anos de idade e resiste à proposta de estabelecer uma idade mínima para a aposentadoria dos trabalhadores do setor privado, defendida pelo governo do presidente interino, Michel Temer. Pesquisa concluída na semana passada pelo Datafolha mostra que somente 24% dos brasileiros esperam se aposentar depois dos 60 anos. Outros 24% querem se aposentar quando tiverem entre 56 e 60 anos de idade, e 21% gostariam de chegar à aposentadoria antes disso. Na média, os entrevistados apontaram 60 anos como a idade ideal para a aposentadoria. Os homens gostariam de se aposentar aos 61, e as mulheres, aos 59, de acordo com a pesquisa do Datafolha.” (Folha de SP)

Não é muito difícil entender porque muitos brasileiros querem aposentar-se cedo, afinal uma grande maioria começa a trabalhar ainda na adolescência e quando chega na terceira idade não pode deixar de trabalhar se quiser manter seu padrão. Entretanto, os brasileiros não se preparam para a velhice e quando ela chega, suas férias definitivas podem tornar-se um pesadelo, pois, é impossível viver qualitativamente apenas com o benefício pago pelo INSS. E se hoje isso já é muito difícil, para a próxima geração será pior, pois, a intenção do governo é arroxar ainda mais as regras da previdência.


Por isso, mais do que nunca, é preciso raciocinar a longo prazo para formar um capital que possa sustentá-lo dignamente neste fase tão delicada da vida. Você deve começar já, sem mais perda de tempo, a criar uma fonte alternativa de recursos.

Pense adiante, não se contente com menos, nem acredite que a sorte vai ajudá-lo; não dependa do INSS, mas pague o INSS mesmo quando estiver sem trabalho ou na informalidade; faça uma poupança, uma aposentadoria privada; não se assuste se não começou cedo, mas considere manter uma atividade profissional mesmo depois de aposentado, para garantir um complemento melhor um pouco mais adiante, busque algo motivador para seguir trabalhando; tenha suas contas sob controle, não toque no dinheiro da previdência privada sob nenhum pretexto; lembre que os gastos com a saúde, ainda que preventivos, tendem a aumentar; só pare de vez quando sentir-se confortável, com algum excedente para despesas não previstas no orçamento mensal.

Não é difícil, mas precisa disciplina. Considere: melhor uma juventude regulada financeiramente, do que uma velhice na penúria. É preciso aproveitar o tempo de vigor para preparar-se e isso só acontece quando fazemos a nossa parte conscientemente.

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...